Reinauguração da Escola Camilo Athaide

Breve Biografia

Professor Camilo Gomes de Athaíde

Nasceu em Curuçá, no dia 23 de abril de 1900, no estado do Pará.

Filho de Tenente da Guarda Nacional, Henoch Guimarães de Souza Athaíde e dona Tertuliana Peres Gomes (filha do tabelião Camillo Hermínio Peres Gomes e Maria Ferreira Gomes).

Foi professor e político, setor este pelo qual esteve diversas vezes a frente da administração municipal de Curuçá.

Eleito pela primeira vez, em 1935, exerceu o cargo de 1936-1937; bem como em outras oportunidades que somam um total de 5 vezes posteriormente.

A última vez que exerceu o cargo de prefeito foi de 1946-1947, que deixou em virtude de seu falecimento, em pleno exercício da função.

Camilo Athaide construiu a Escola Rural da Vila Lauro Sodré, em 1947(hoje Escola Municipal “Prof. João Gualberto de Campos”); e, em razão desse feito, foi premiado com recursos financeiros pelo então Interventor Federal do Pará, Joaquim de Magalhães Cardoso Barata, para a construção de uma nova escola.

O prefeito Camilo Athaíde, então usa o prêmio para construir a escola Rural da Vila Boa Vista do Iririteua, hoje denominada Escola Municipalizada de Ensino Fundamental “Prof. Camilo Athaíde“, em homenagem a memória de seu construtor.

Fonte: Comendador Paulo Henrique dos Santos Ferreira Historiador de Curuçá